domingo, 7 de agosto de 2011

Programa disciplina Cinema e Diálogos 2o sem/2011 (versão preliminar)

Prof. Responsável: Alfredo Suppia

tópicos:

1. apresentação/introdução.

2. cinema e fotografia; os fotofilmes
La Jetée (Chris Marker, 1962)
Blow-up (Michelangelo Antonioni, 1966)
Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
La Vie d’um Chien (John Harden, 2005)
A Letter to Jane (Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, 1972)
Juvenília (Paulo Sacramento, 1994)

Leitura
André Bazin, “A Ontologia da Imagem Fotográfica”. In: Cinema: Ensaios. São Paulo, Brasiliense, 1991
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’Água, 1999.

3. cinema e pintura
O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1919)
Um Cão Andaluz (Luis Buñuel e Salvador Dali, 1929)
Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
Quando Fala o Coração (Alfred Hitchcock, 1945)
Leitura
AUMONT, Jacques. O Olho Interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MANOVICH, Lev. “WHAT IS DIGITAL CINEMA?”, disponível em http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html

4. cinema e arquitetura
Metropolis (Fritz Lang, 1927)
Things to Come (William Cameron Menzies, 1936)
Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS, PREPARAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
Leitura
NEUMANN, Dietrich. Film Architecture: Set Designs from Metropolis to Blade Runner. : Prestel, 1999.

5. cinema e literatura
O Fim (Elie Politi, 1972)
A Morte em Veneza (Luchino Visconti, 1971)
Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
Minority Report (Steven Spielberg, 2002)
O Pagamento (John Woo, 2003)
Policarpo Quaresma (Paulo Thiago, 1998)
Cidade de Deus (Kátia Lund e Fernando Meirelles, 2002)
São Bernardo (Leon Hirszman, 1971)
Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963)
Leitura
STAM, Robert. A Literatura Através do Cinema: Realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MORETTI, Franco. O Romance: A cultura do romance. Snao Paulo: Cosac & Naify, 2009.

6. cinema e teatro
Macbeth (Orson Welles, 1948)
Hamlet (Lawrence Olivier, 1948)
Henrique V (Lawrence Olivier, 1944)
Romeu e Julieta (Baz Luhrmann, 1996)
Leitura
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa, Editora Texto & Gráfica, 2008.
XAVIER, Ismail (org.). O Cinema no Século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

7. divisão de grupos e organização dos trabalhos

8. seminários / produção

9. seminários / produção

10. seminários / produção

11. seminários / produção

12. produção

13. finalização dos trabalhos

14. finalização dos trabalhos

15. apresentação dos trabalhos


bibliografia básica
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa, Editora Texto & Gráfica, 2008.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’Água, 1999.
MANOVICH, Lev. “WHAT IS DIGITAL CINEMA?”, disponível em http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html
MORETTI, Franco. O Romance: A cultura do romance. Snao Paulo: Cosac & Naify, 2009.
NEUMANN, Dietrich. Film Architecture: Set Designs from Metropolis to Blade Runner. : Prestel, 1999.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Papirus, 2003.
----------------------. A Literatura Através do Cinema: Realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. RJ, Paz e Terra, 2003.
-------------------- (org.). O Cinema no Século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário