segunda-feira, 6 de abril de 2009

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
ALTMAN, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999.
ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema – uma introdução. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1989.
BARTHES, Roland. Image-Music-Text. New York: Hill and Wang, 1978.
BAZIN, André. O cinema. São Paulo, Brasiliense, 1991.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é o cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
----------------------------------. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense/USP, 1994.
BÜRCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
COELHO, Teixeira. “O autor, ainda”. Revista Imagens nº 3. Campinas: Ed. da Unicamp, dez/1994, pp. 69-73.
ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
GEADA, Eduardo. Cinema e transfiguração. Lisboa: Horizonte de cinema, 1978.
GRANT, Barry Keith. Film genre reader II. Austin: University of Texas Press, 1995.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas, Papirus, 2003.
SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A Metrópole Replicante: De Metropolis a Blade Runner. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Inst. de Artes. Campinas: Unicamp, 2002.
TUDOR, Andrew. Teorias do cinema. Lisboa: Edições 70, [s.d.].
WOLLEN, Peter. Signos e significação no cinema. Lisboa, Horizonte, 1979.
XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. RJ, Paz e Terra, 2003.
-------------------- (org.). O Cinema no Século. Rio de Janeiro: Imago, 1996.



COMPLEMENTAR
AUGUSTO, Sérgio. “Duas formas diversas de se ver o ‘führer’”. Folha de S. Paulo, 5.7.1984.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Mondernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D’água, 1981.
BAUMAN, Zygmut. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.
BEHR, Shulamith. Expressionismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
BENJAMIM, Andrew E. “At Home with Replicants”. Architectural Design, nº 64, p. 22-25, London: 1994.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRUNO, Giuliana. “Ramble City – Postmodernism and Blade Runner”. October, nº 41, p. 61-74, 1987.
CARDINAL, Roger. O Expressionismo. Rio de Janeiro: JZE, 1988.
CAVALCANTI, Mariana. “Metropolis / Matrix – Da luta de classes ao videogame”, in Cinemais, nº 23, p. 135-146, maio/junho 2000.
CECHELERO, Vicente. “O Médico e o Monstro: um estranho caso”. In: STEVENSON, R.L. O Médico e o Monstro. São Paulo: Martins Claret, 2000, p. 11-13.
CHALHUB, Samira. A Metalinguagem. São Paulo: Ática, 2001.
CLARKE, David B. (ed.). The Cinematic City. London: Routledge, 1997.
COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno. Porto Alegre: L&PM, 1986.
DEUTEULBAUM, Marshall. “Memory/Visual Design: The Remembered Sights of Blade Runner”, p. 66-72, s.n.t. (Academic Search Premier).
DICK, Philip K. O Caçador de Andróides. Tradução: Ruy Jungman. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
-------------------. Minority Report: A Nova Lei. Rio de Janeiro, Record, 2002.
EISNER, Lotte H. A Tela Demoníaca - As Influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
ELSAESSER, Thomas. Metropolis. London: BFI, 2000.
BUCKATMAN, Scott. Blade Runner. London: BFI, 1997.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FIKER, Raul. Ficção Científica – Ficção, Ciência ou uma Épica da Época? São Paulo: L&PM, 1985.
FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
GEADA, Eduardo. Cinema e Transfiguração. Lisboa: Horizonte, 1978.
GOSSMAN, Jean-Paul. “Blade Runner – A Postmodernist View”. Blade Runner Insight, www.br-insight.com, 25 de maio de 2001, 4p.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.
KAPLAN, E. Ann (org.). O mal-estar no Pós-modernismo. Rio de Janeiro: JZE, 1993.
KOCH, Wilfried. Dicionário dos Estilos Arquitetônicos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KRACAUER, Sigfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
KUHN, Annette (ed.). Alien Zone: Cultural Theory and Contemporary Science Fiction Cinema. London/New York: Verso Books, 1990.
---------------------------. Alien Zone II: The Spaces of Science Fiction Cinema.
London/New York: Verso Books, 2000.
LEVY, Pierre. O que é o Virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
------------------. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
------------------------------------. O Pós-Moderno Explicado às Crianças. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
MACHADO, Arlindo. “As Imagens Técnicas: da fotografia à síntese numérica”. Imagens, nº 3, dez 1994, p. 8-14.
MACLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1969.
MARDER, Elissa. “Blade Runner‘s Moving Still”. Camera Obscura, nº 27, p. 88-107, set 1991.
NEUMANN, Dietrich. Film Architecture: Set Designs from Metropolis to Blade Runner. Munich: Prestel, 1999.
OLALQUIAGA, Celeste. Megalópolis - Sensibilidades culturais contemporâneas. São Paulo: Nobel, 1992.
PARENTE, André (org.) Imagem-Máquina. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.
------------------------. “A Imagem Virtual, Auto-Referente”, in Imagens, nº 3, dez 1994, p.15-19.
RAMOS, Fernão Pessoa. “Falácias e Deslumbre face à Imagem Digital”. Imagens, nº 3, p. 28-33, dez 1994.
SANTAELLA, Lúcia. “Imagem Pré-Fotográfica-Pós”. Imagens, nº 3, p. 34-40, dez 1994.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O Que É Pós-Moderno? São Paulo: Brasiliense, 1998.
SANTOS, Laymert Garcia dos. “O Homem e a Máquina”. Imagens, nº 3, p. 45-49, dez 1994.
STEVENSON, R.L. O Médico e o Monstro. São Paulo: Martin Claret, 2000.
SUBIRATIS, Eduardo. Vanguarda, Mídia, Metrópoles. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
-----------------------------. Da Vanguarda ao Pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1986.
TAVARES, Bráulio. O Que É Ficção Científica?. São Paulo: Brasiliense, 1992.
TURNER, Graeme. Cinema como Prática Social. São Paulo: Summus, 1997.
VANOYE, Francis e GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

Um comentário:

  1. Alfredo eh o hudson,

    eu tava lendo o indice de filmes e na categaria cinema e video-games, percebi que vc colocou o filme Final Fantasy: The Spirits Within

    eu queria dar uma dica... eu ja joguei o jogo e esse filme de final fantasy não é muito fiel...

    eu aconselharia voce passar Final Fantasy- Advance children que eh muito fiel ao jogo e é um dos melhores trabalhos graficos que eu ja vi.

    fica ai o conselho e o pedido :)

    ...

    ResponderExcluir