sexta-feira, 18 de março de 2011
ATENÇÃO: ROTEIRO DA DISCIPLINA E TEXTOS!
Atenção turma Cinema e Diálogos 1o sem/2011: publiquei o roteiro da disciplina abaixo. A pasta com os textos atualizados estará disponível no xerox da Engenharia até terça que vem, 22/3. Abs!
Roteiro da disciplina Cinema e Diálogos 1º sem/2011 terça-feira 14-18h
15/3 - 1ª sessão: apresentação do curso; cinema e fotografia; apresentação dos textos. Apresentação da proposta de trabalhos: apresentação de texto + projeto de filme de still ou flipbook.
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail (org.) A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, pp. 121-128.
-----------------. Morte todas as tardes. In: XAVIER, Ismail (org.) A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, pp. 129-134.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Disponível também em outras versões em http://www.barrosmelo.edu.br/blogs/fonograma/wp-content/uploads/2008/03/texto_wbenjamim.pdf ou http://www.4shared.com/document/X_TLblPV/Walter_Benjamin_-_A_Obra_de_Ar.html.
FLUSSER, Vilém. A imagem. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 27-32.
--------------------. A imagem técnica. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 33-38.
--------------------. O aparelho. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 39-48.
--------------------. O gesto de fotografar. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 49-56.
--------------------. A fotografia. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 57-64.
--------------------. A distribuição da fotografia. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 65-72.
MANOVICH, Lev. What is digital cinema? Disponível em http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html
WALTON, Kendall. Sobre imagens e fotografias: respostas a algumas objeções. In RAMOS, Fernão (org.) Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: SENAC, 2005, pp. 105-26.
Filmes: A Invenção do Diabo, La Jetée, La Vie d’un Chien, curta Bush
22/3 - 2ª sessão: cinema e fotografia. Filme + debate.
Filmes: Blow-up.
29/3 - 3ª sessão: cinema e fotografia. Explicação dos trabalhos. Divisão dos grupos (cada grupo vai apresentar um texto e desenvolver um projeto de filme de still ou flipbook). Técnicas de roteiro.
5/4 - 4ª sessão: apresentação dos textos
12/4 - 5ª sessão: apresentação dos textos
19/4 - 6ª sessão: filmes still de Marcelo Tassara e outros diretores
26/4 - 7ª sessão: cinema e fotografia. Cinema digital
Filmes: Timecode
3/5 - 8ª sessão: produção
10/5 - 9ª sessão: produção
17/5 – 10ª sessão: filmagens
24/5 – 11ª sessão: filmagens
31/5 – 12ª sessão: edição
7/6 – 13ª sessão: edição
14/6 – 14ª sessão: apresentação dos trabalhos
21/6 – 15ª sessão: encerramento
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail (org.) A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, pp. 121-128.
-----------------. Morte todas as tardes. In: XAVIER, Ismail (org.) A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, pp. 129-134.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Disponível também em outras versões em http://www.barrosmelo.edu.br/blogs/fonograma/wp-content/uploads/2008/03/texto_wbenjamim.pdf ou http://www.4shared.com/document/X_TLblPV/Walter_Benjamin_-_A_Obra_de_Ar.html.
FLUSSER, Vilém. A imagem. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 27-32.
--------------------. A imagem técnica. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 33-38.
--------------------. O aparelho. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 39-48.
--------------------. O gesto de fotografar. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 49-56.
--------------------. A fotografia. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 57-64.
--------------------. A distribuição da fotografia. Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa: Relógio D’água, 1998, pp. 65-72.
MANOVICH, Lev. What is digital cinema? Disponível em http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html
WALTON, Kendall. Sobre imagens e fotografias: respostas a algumas objeções. In RAMOS, Fernão (org.) Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: SENAC, 2005, pp. 105-26.
Filmes: A Invenção do Diabo, La Jetée, La Vie d’un Chien, curta Bush
22/3 - 2ª sessão: cinema e fotografia. Filme + debate.
Filmes: Blow-up.
29/3 - 3ª sessão: cinema e fotografia. Explicação dos trabalhos. Divisão dos grupos (cada grupo vai apresentar um texto e desenvolver um projeto de filme de still ou flipbook). Técnicas de roteiro.
5/4 - 4ª sessão: apresentação dos textos
12/4 - 5ª sessão: apresentação dos textos
19/4 - 6ª sessão: filmes still de Marcelo Tassara e outros diretores
26/4 - 7ª sessão: cinema e fotografia. Cinema digital
Filmes: Timecode
3/5 - 8ª sessão: produção
10/5 - 9ª sessão: produção
17/5 – 10ª sessão: filmagens
24/5 – 11ª sessão: filmagens
31/5 – 12ª sessão: edição
7/6 – 13ª sessão: edição
14/6 – 14ª sessão: apresentação dos trabalhos
21/6 – 15ª sessão: encerramento
sexta-feira, 4 de março de 2011
Remix Cinema
Welcome to Remix Cinema: the collaborative making, deconstruction and distribution of digital artefacts, a workshop exploring the role of audio-visual remix practices in contemporary digital culture.
Organised by the Oxford Internet Institute – OII (University of Oxford) in collaboration with UNIA Prácticas y Culturas Digitales (Universidad Internacional de Andalucía – UNIA) and funded by the Beyond Text programme of the Arts & Humanities Research Council – AHRC, this workshop will take place on 24th and 25th March 2011 in Oxford.
http://remixcinema.org/
Organised by the Oxford Internet Institute – OII (University of Oxford) in collaboration with UNIA Prácticas y Culturas Digitales (Universidad Internacional de Andalucía – UNIA) and funded by the Beyond Text programme of the Arts & Humanities Research Council – AHRC, this workshop will take place on 24th and 25th March 2011 in Oxford.
http://remixcinema.org/
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
Estão abertas, até o dia 1º de abril, as inscrições para o
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
4ª Ed. no Brasil
Em sua 13ª ed. internacional e a 4ª ed. em Brasília, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos exibe nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2011, em 75 cidades de 18 países, uma seleção de aproximadamente 7hs de Filmes Curtíssimos, nos mais diferentes formatos e gêneros. São sínteses de idéias e conceitos de todo o mundo, apresentados em filmes que não ultrapassem 3min de duração.
Os realizadores e diretores podem inscrever seus filmes, gratuitamente, em qualquer plataforma de captação, gênero ou tema, amadores ou profissionais, porém, que não ultrapassem 3 min de duração (fora o título e os créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já terem participado de outros festivais ou mostras, porém, que não tenham sido inscritos nas edições anteriores do Festival de Curtíssimos.
Para participar da curadoria do Festival os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.filmescurtissimos.com.br e postar, via Correios, cópia do filme em MINI DV ou DVD, juntamente com ficha de inscrição impressa e assinada para: Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580 (Aos cuidados do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos), até o dia 1º de abril de 2011.
Os filmes selecionados concorrerão a cinco premiações: Melhor Filme, Animação, Originalidade, Brasília e Júri Popular.
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
13ª edição pelo mundo e 4ª edição nacional.
Dias: 6, 7 e 8 de maio de 2011.
Local e horário: Auditório I do Museu da República, às 20h.
Classificação Indicativa: Livre.
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1762352220
Twitter: @curtissimos
Informações a imprensa:
Rodrigo Machado
Território Cultural - Assessoria de comunicação
61 3349 4113 61 8175 3794
61 7815 0975 82*110719
Josiane Osório
www.filmescurtissimos.com.br
55-61 91380206
55-61 81416742
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
4ª Ed. no Brasil
Em sua 13ª ed. internacional e a 4ª ed. em Brasília, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos exibe nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2011, em 75 cidades de 18 países, uma seleção de aproximadamente 7hs de Filmes Curtíssimos, nos mais diferentes formatos e gêneros. São sínteses de idéias e conceitos de todo o mundo, apresentados em filmes que não ultrapassem 3min de duração.
Os realizadores e diretores podem inscrever seus filmes, gratuitamente, em qualquer plataforma de captação, gênero ou tema, amadores ou profissionais, porém, que não ultrapassem 3 min de duração (fora o título e os créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já terem participado de outros festivais ou mostras, porém, que não tenham sido inscritos nas edições anteriores do Festival de Curtíssimos.
Para participar da curadoria do Festival os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.filmescurtissimos.com.br e postar, via Correios, cópia do filme em MINI DV ou DVD, juntamente com ficha de inscrição impressa e assinada para: Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580 (Aos cuidados do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos), até o dia 1º de abril de 2011.
Os filmes selecionados concorrerão a cinco premiações: Melhor Filme, Animação, Originalidade, Brasília e Júri Popular.
Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
13ª edição pelo mundo e 4ª edição nacional.
Dias: 6, 7 e 8 de maio de 2011.
Local e horário: Auditório I do Museu da República, às 20h.
Classificação Indicativa: Livre.
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1762352220
Twitter: @curtissimos
Informações a imprensa:
Rodrigo Machado
Território Cultural - Assessoria de comunicação
61 3349 4113 61 8175 3794
61 7815 0975 82*110719
Josiane Osório
www.filmescurtissimos.com.br
55-61 91380206
55-61 81416742
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Rewire :: Liverpool 2011 Call for Papers now open!
Call For Papers now open – Deadline Monday, 31 January 2011
Hosted by FACT (Foundation for Art and Creative Technology), Liverpool. In collaboration with academic partners: Liverpool John Moores University, CRUMB at the University of Sunderland, the Universities of the West of Scotland and Lancaster, and the Database of Virtual Art at the Dept. for Image Science.
Following the success of Media Art History 05 Re:fresh in Banff, Media Art History 07 Re:place in Berlin and Media Art History 09 Re:live in Melbourne, Media Art History 11 Rewire will host three days of keynotes, panels and poster sessions.
Media Art History 2011 – Rewire will increase the voltage and ignite key debates within the internationally distributed network of histories, which takes account of the questions surrounding documentation and methodologies, materiality, and agency. Rewire aims to up the current to illuminate the British contribution to media art, and by looking at our industrial heritage and contribution to the history of computing technologies themselves, we will open the discussion to how these contributions are manifested internationally. Considering the international scope of the histories of media art, science and technology, Rewire is also listed as part of the “McLuhan in Europe” programme, and will take place concurrently with The Asia Triennial in Manchester and Abandon Normal Devices, the North West’s festival of new cinema and digital culture which returns to Liverpool in September 2011. The reviewers especially welcome proposals for presentations that resonate thematically with these events.
They are looking for original research on:
The relations between art, science, technology and industry, both historically and now
New paradigms and alternative discourses for media art and media art history, such as, for example, craft, design, social media, or cybernetics
Local histories and practices of media art, including (but not limited to) Britain
Colonial experiences and non-Western histories of media art, science and technology
Media art history in relation to the biological, biomedical and ecological sciences
Relations between the histories of media art and those of computing and new technologies
Writing art history in a technologised and scientific culture, including the documentation of media art and how it is changed in a technologised and scientific culture
How the field of science and technology studies (STS) can offer useful models for new paradigms for art history
General papers will be accepted. The conference will be delivered in a range of formats, from panel discussions to Pecha Kucha sessions and video poster presentations, as well as a small number of invited speakers. The programme will include competitively selected, peer-reviewed individual papers, panel presentations, and poster sessions, as well as a small number of invited speakers.
Keynote Lectures, by internationally renowned, outstanding theoreticians and artists, will deliberate on the central themes of the conference and will include the Roy Stringer Memorial Lecture, held annually by FACT in memory of Roy Stringer, an early pioneer of digital media, champion of multimedia industries in the North West and Liverpool, and former Chair of the Board at FACT. The conference will also include dedicated forum sessions for participants to engage in more open-ended discussion and debate on relevant issues and questions.
For the full Call for Papers, and to submit an abstract, please visit: http://www.mediaarthistory.org/rewire
Hosted by FACT (Foundation for Art and Creative Technology), Liverpool. In collaboration with academic partners: Liverpool John Moores University, CRUMB at the University of Sunderland, the Universities of the West of Scotland and Lancaster, and the Database of Virtual Art at the Dept. for Image Science.
Following the success of Media Art History 05 Re:fresh in Banff, Media Art History 07 Re:place in Berlin and Media Art History 09 Re:live in Melbourne, Media Art History 11 Rewire will host three days of keynotes, panels and poster sessions.
Media Art History 2011 – Rewire will increase the voltage and ignite key debates within the internationally distributed network of histories, which takes account of the questions surrounding documentation and methodologies, materiality, and agency. Rewire aims to up the current to illuminate the British contribution to media art, and by looking at our industrial heritage and contribution to the history of computing technologies themselves, we will open the discussion to how these contributions are manifested internationally. Considering the international scope of the histories of media art, science and technology, Rewire is also listed as part of the “McLuhan in Europe” programme, and will take place concurrently with The Asia Triennial in Manchester and Abandon Normal Devices, the North West’s festival of new cinema and digital culture which returns to Liverpool in September 2011. The reviewers especially welcome proposals for presentations that resonate thematically with these events.
They are looking for original research on:
The relations between art, science, technology and industry, both historically and now
New paradigms and alternative discourses for media art and media art history, such as, for example, craft, design, social media, or cybernetics
Local histories and practices of media art, including (but not limited to) Britain
Colonial experiences and non-Western histories of media art, science and technology
Media art history in relation to the biological, biomedical and ecological sciences
Relations between the histories of media art and those of computing and new technologies
Writing art history in a technologised and scientific culture, including the documentation of media art and how it is changed in a technologised and scientific culture
How the field of science and technology studies (STS) can offer useful models for new paradigms for art history
General papers will be accepted. The conference will be delivered in a range of formats, from panel discussions to Pecha Kucha sessions and video poster presentations, as well as a small number of invited speakers. The programme will include competitively selected, peer-reviewed individual papers, panel presentations, and poster sessions, as well as a small number of invited speakers.
Keynote Lectures, by internationally renowned, outstanding theoreticians and artists, will deliberate on the central themes of the conference and will include the Roy Stringer Memorial Lecture, held annually by FACT in memory of Roy Stringer, an early pioneer of digital media, champion of multimedia industries in the North West and Liverpool, and former Chair of the Board at FACT. The conference will also include dedicated forum sessions for participants to engage in more open-ended discussion and debate on relevant issues and questions.
For the full Call for Papers, and to submit an abstract, please visit: http://www.mediaarthistory.org/rewire
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
CONCURSO LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE VÍDEO - MINUTO CIENTÍFICO
ORGANIZAÇÃO:
MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS – UNICAMP
PROMOÇÃO :
RedPop – Rede de Popularização de Ciências e Tecnologia da América Latina e do Caribe
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Ministério de Ciência e Tecnologia – Brasil
Conteúdo
1. Apresentação
2. Categorias
3. Especificações
4. Comissão Julgadora
5. Comissão Organizadora
6. Premiação
7. Inscrições
7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
7.2. Taxa de inscrição
8. Dúvidas
9. Critérios de Avaliação
10. Calendário
11. Observações Finais
1. Apresentação
O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, associado à Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe - REDPOP, promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil – MC&T e Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST, abre um concurso de vídeos de difusão científica intitulado Minuto Científico, nas três grandes áreas do conhecimento - Humanas, Exatas, Biológicas, abrangendo duas categorias, jovens e adultos.
O uso de textos escritos e produtos audiovisuais para a difusão científica atravessa uma série de mídias tais como revistas de ampla circulação, sites especializados, programação televisiva, aberta ou por assinatura, disponível em canais comerciais ou públicos, DVDs, etc. Esta difusão ocorre em um cenário contemporâneo de transmídia, em constante expansão, ou seja, há a sinalização um amplo campo dialógico entre as mídias, materializado no processo de construção de mensagens que prevê as migrações de textos de um lugar a outro, o entrecruzamento de informações, e, também a expansão dos conteúdos em telas que se multiplicam. Nesse contexto, as relações de produção e de recepção se tornam mais dinâmicas.
Neste horizonte, é lançado o concurso Minuto Científico que visa estimular e localizar a produção espontânea, dispersa ou institucional que pode ocorrer por iniciativa de indivíduos ou abrigada no cotidiano de instituições diversas, incluindo escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas com áreas voltadas ao conhecimento científico e tecnológico e outros. O concurso, por outro lado, busca qualificar esta produção que considera a divulgação e a difusão como um meio de dar visibilidade à pesquisa científica, abrangendo suas questões e inquietações, seus processos e objetos, os sujeitos envolvidos e os resultados obtidos. Para esse alcance, o concurso estabeleceu a Internet como lugar de divulgação dos trabalhos.
Elegeu-se o tema TRANSFORMAÇÃO para esta primeira edição do Concurso. Seu significado abrange todas as áreas do conhecimento, sendo suficientemente amplo para permitir recortes distintos e eficazes por parte dos autores. O tema tem densidade própria em cada área específica, o que permite abordagens e lides com objetos de formas diferenciadas, podendo-se ampliar os modos de considerá-los e, pela possibilidade de investimentos abertos nos processos de elaboração dos trabalhos, pode-se, inclusive, contribuir para uma reflexão sobre a noção de difusão científica.
Trata-se, portanto, de um concurso que estimula a criação de obra audiovisual (imagem em movimento), de 1 a 2 minutos de duração, com o tema central “Transformação”, voltado para as três grandes áreas do conhecimento científico. Os vídeos são destinados à veiculação, através da Internet.
2. Categorias
Os trabalhos serão premiados em duas categorias: Categoria Jovem e Categoria Adulta.
Podem participar da Categoria Jovem apenas pessoas com no máximo 18 anos de idade completos, até dia 01 de março de 2011. Nesta categoria, considera-se apenas o autor da obra. Em havendo mais de um autor* , todos devem se encaixar neste critério de idade.
Podem participar da Categoria Adulta pessoas de qualquer idade, acima dos 18 anos completos.
Em cada uma das categorias haverá três grandes áreas do conhecimento (ciências humanas e sociais, ciências exatas e tecnológicas e ciências biológicas). Cada vídeo deve ser inscrito em uma e apenas uma destas áreas.
Uma pessoa pode inscrever mais de um trabalho. Trabalhos distintos podem ser inscritos em categorias distintas, independente da autoria.
* O autor pode ser diretor, montador, roteirista, produtor, editor, fotógrafo, etc., detentor de responsabilidade e direitos intelectuais e de realização da obra.
3. Especificações
Os idiomas oficiais do concurso são português, espanhol e inglês. Toda a comunicação, assim como formulários e áudios dos vídeos devem ser apresentados em uma destas línguas.
Cada Vídeo inscrito deve trazer um Resumo de 250 palavras em uma destas línguas e vir acompanhado de Ficha Técnica.
Os formatos aceitos devem ser compatíveis com as normas do You Tube, dentre os quais são aceitos atualmente os formatos QuickTime .MOV, Windows .AVI ou .MPG. Recomendamos especificamente o formato MPEG4 (Divx ou Xvid) com resolução de 640x480 e áudio em MP3.
4. Comissão Julgadora
Carlos Hagg (Revista Pesquisa Fapesp - Brasil) , Diego Golombeck (CONICET – Argentina) , Eduardo Galembeck (UNICAMP- Brasil), Fernando Tacca (UNICAMP - Brasil), Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP - Brasil), Iara Lis Schiavinatto (UNICAMP - Brasil), Ildeu Moreira (MCT - Brasil), Isabel Landim (USP - Brasil), Joaquin Fargas (presidente da RedPop - Argentina), Lilia Schwarcz (USP - Brasil), Marcelo Firer (Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP - Brasil), Marcelo Tass (Brasil), Marta Ares (Argentina), Samuel Rocha (UNICAMP - Brasil), Silvia Figueroa (UNICAMP- Brasil), Maurício Kleinke (UNICAMP - Brasil), Sérgio Brandão (Ver Ciências - Brasil), Marcelo Knobel (UNICAMP - Brasil), Sílvia Figueroa (UNICAMP - Brasil), Antonio Carlos Amorim (UNICAMP - Brasil).
5. Comissão Organizadora
Adriana V. Rossi, André Garcia, Camilla Delmondes, Cristina Meneguello, Gilberto Alexandre Sobrinho, Iara Schiavinatto, Marcelo Firer, Ma. Aparecida C. de Godoy, Miriam C. C. de Oliveira, Ma. Amélia Jannini, Samuel O. Rocha.
6. Premiação
Será outorgado um prêmio em cada uma das categorias (jovem e adulto) e em cada uma das áreas do conhecimento, num total de 6 prêmios.
Cada um destes trabalhos receberá um estímulo financeiro no valor de US$ 500.
O prêmio garante a exibição dos vídeos nos seguintes canais:
• Revista Pesquisa Fapesp
• 17º Mostra Ver Ciências
• Página do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.
A organização do Concurso está empenhada com a formação e consolidação de uma rede de meios de divulgação dos vídeos selecionados nesta primeira mostra e em suas edições futuras.
A organização do concurso assume a responsabilidade de legendar cada um destes vídeos em todas as línguas oficiais. Estes vídeos serão disponibilizados para exibição em todas as instituições associadas a RedPop.
A Comissão Julgadora poderá outorgar, a seu critério, prêmios e distinções adicionais, podendo incluir nas mostras nos veículos acima referidos, a seu critério e de acordo com a aceitação dos veículos.
7. Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do gerenciador de inscrições https://www.conftool.net/redpop2011/
Podem ser inscritos apenas vídeos com duração de 60 a 120 segundos. Todos os vídeos devem abordar o tema proposto: Transformação.
7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
Cada interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário pagar taxa de inscrição para cada um deles.
Cada obra deve ser inscrita em uma e apenas uma categoria e em uma e apenas uma área de conhecimento.
O trabalho pode ser realizado em equipe ou individualmente, havendo, no entanto, apenas um responsável pela equipe, no que se refere a todos os trâmites intelectuais, legais e administrativos do concurso.
No gerenciador de inscrições, você pode preencher/submeter:
A) Registro no evento com os seus dados (online)
B) Submissão de vídeo com os seguintes itens:
• Resumo e link do Vídeo conforme especificações determinadas na seção 5. O vídeo deverá ser postado no Youtube e indicado apenas o link do mesmo.
• Ficha técnica do vídeo (online)
• Declaração de posse e cessão de direitos (deve ser preenchida, assinada, escaneada e carregada em formato pdf no formulário de inscrição do vídeo). Caso o autor principal não seja civilmente emancipado, a ficha deve ser assinada também por seu responsável legal.
Observação: Para os vídeos selecionados para a Mostra em 30 de Maio de 2011 a ser realizada durante a XI Reunião Bienal da RedPop serão exigidas cópias de documentos comprobatórios de identidade e original assinado de todos os documentos relativos aos direitos do vídeo. Nesta ocasião também será solicitada cópia do vídeo na melhor qualidade disponível pelos autores.
7.2. Taxa de inscrição
A taxa de inscrição para cada vídeo enviado é de 10 dólares norte-americanos ou seu valor correspondente em Reais, a ser pago exclusivamente através de meios eletrônicos disponibilizados através da página de inscrição. Se um autor desejar inscrever mais de uma obra, deverá pagar tantas taxas quanto forem as obras.
8. Dúvidas
Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente através de e-mail: redpop11@gmail.com e as respostas serão disponibilizadas exclusivamente na página de respostas.
9. Critérios de Avaliação
As reuniões da Comissão Julgadora serão privadas, sendo vedado o acesso a pessoas estranhas ao processo de julgamento.
As decisões da Comissão Julgadora relativas aos méritos dos projetos são irrecorríveis.
São critérios básicos de julgamento:
• Cumprir a duração estipulada de 1 a 2 minutos (critério exclusivamente eliminatório).
• Problematizar coerentemente e com pertinência o tema Transformação na área de conhecimento indicada.
• Relevância e ineditismo da abordagem feita no interior do tema Transformação.
• Domínio e criatividade na linguagem audiovisual.
• Pertinência, coerência e correção dos argumentos científicos.
• Objetividade, clareza, contribuição à difusão científica em razão de seu significado entre outros critérios de ordem cientifica, técnica e cultural.
• Pertinência do tema e da área de conhecimento indicada.
10. Calendário
Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 10 de março de 2011
Prazo para inscrição completa incluindo todos os documentos necessários e filmes: 20 de março de 2011
Publicação da lista dos vídeos finalistas para Mostra durante a reunião Bienal da REDPOP: 10 de maio de 2011
Envio de documentos originais dos finalistas: 25 de maio de 2011
Divulgação dos Resultados Finais e Cerimônia de Premiação: 30 de maio de 2011, durante a Redpop 2011
11. Observações Finais
A Comissão Organizadora poderá exigir (para avaliação do vídeo) certificados de aprovação de Comitê de Ética, nos casos em que achar necessário.
Não caberá qualquer tipo de recurso quanto à avaliação dos trabalhos pelo Júri. O Júri não precisará emitir parecer público sobre as obras e se o fizer será por mera liberalidade.
Atitudes consideradas desabonadoras ou com intenção de fraude, seja na elaboração das fichas técnicas, uso indevido de material áudio-visual e ou textual poderão levar a eliminação da inscrição.
Casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora.
MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS – UNICAMP
PROMOÇÃO :
RedPop – Rede de Popularização de Ciências e Tecnologia da América Latina e do Caribe
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Ministério de Ciência e Tecnologia – Brasil
Conteúdo
1. Apresentação
2. Categorias
3. Especificações
4. Comissão Julgadora
5. Comissão Organizadora
6. Premiação
7. Inscrições
7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
7.2. Taxa de inscrição
8. Dúvidas
9. Critérios de Avaliação
10. Calendário
11. Observações Finais
1. Apresentação
O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, associado à Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe - REDPOP, promovido com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil – MC&T e Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST, abre um concurso de vídeos de difusão científica intitulado Minuto Científico, nas três grandes áreas do conhecimento - Humanas, Exatas, Biológicas, abrangendo duas categorias, jovens e adultos.
O uso de textos escritos e produtos audiovisuais para a difusão científica atravessa uma série de mídias tais como revistas de ampla circulação, sites especializados, programação televisiva, aberta ou por assinatura, disponível em canais comerciais ou públicos, DVDs, etc. Esta difusão ocorre em um cenário contemporâneo de transmídia, em constante expansão, ou seja, há a sinalização um amplo campo dialógico entre as mídias, materializado no processo de construção de mensagens que prevê as migrações de textos de um lugar a outro, o entrecruzamento de informações, e, também a expansão dos conteúdos em telas que se multiplicam. Nesse contexto, as relações de produção e de recepção se tornam mais dinâmicas.
Neste horizonte, é lançado o concurso Minuto Científico que visa estimular e localizar a produção espontânea, dispersa ou institucional que pode ocorrer por iniciativa de indivíduos ou abrigada no cotidiano de instituições diversas, incluindo escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas com áreas voltadas ao conhecimento científico e tecnológico e outros. O concurso, por outro lado, busca qualificar esta produção que considera a divulgação e a difusão como um meio de dar visibilidade à pesquisa científica, abrangendo suas questões e inquietações, seus processos e objetos, os sujeitos envolvidos e os resultados obtidos. Para esse alcance, o concurso estabeleceu a Internet como lugar de divulgação dos trabalhos.
Elegeu-se o tema TRANSFORMAÇÃO para esta primeira edição do Concurso. Seu significado abrange todas as áreas do conhecimento, sendo suficientemente amplo para permitir recortes distintos e eficazes por parte dos autores. O tema tem densidade própria em cada área específica, o que permite abordagens e lides com objetos de formas diferenciadas, podendo-se ampliar os modos de considerá-los e, pela possibilidade de investimentos abertos nos processos de elaboração dos trabalhos, pode-se, inclusive, contribuir para uma reflexão sobre a noção de difusão científica.
Trata-se, portanto, de um concurso que estimula a criação de obra audiovisual (imagem em movimento), de 1 a 2 minutos de duração, com o tema central “Transformação”, voltado para as três grandes áreas do conhecimento científico. Os vídeos são destinados à veiculação, através da Internet.
2. Categorias
Os trabalhos serão premiados em duas categorias: Categoria Jovem e Categoria Adulta.
Podem participar da Categoria Jovem apenas pessoas com no máximo 18 anos de idade completos, até dia 01 de março de 2011. Nesta categoria, considera-se apenas o autor da obra. Em havendo mais de um autor* , todos devem se encaixar neste critério de idade.
Podem participar da Categoria Adulta pessoas de qualquer idade, acima dos 18 anos completos.
Em cada uma das categorias haverá três grandes áreas do conhecimento (ciências humanas e sociais, ciências exatas e tecnológicas e ciências biológicas). Cada vídeo deve ser inscrito em uma e apenas uma destas áreas.
Uma pessoa pode inscrever mais de um trabalho. Trabalhos distintos podem ser inscritos em categorias distintas, independente da autoria.
* O autor pode ser diretor, montador, roteirista, produtor, editor, fotógrafo, etc., detentor de responsabilidade e direitos intelectuais e de realização da obra.
3. Especificações
Os idiomas oficiais do concurso são português, espanhol e inglês. Toda a comunicação, assim como formulários e áudios dos vídeos devem ser apresentados em uma destas línguas.
Cada Vídeo inscrito deve trazer um Resumo de 250 palavras em uma destas línguas e vir acompanhado de Ficha Técnica.
Os formatos aceitos devem ser compatíveis com as normas do You Tube, dentre os quais são aceitos atualmente os formatos QuickTime .MOV, Windows .AVI ou .MPG. Recomendamos especificamente o formato MPEG4 (Divx ou Xvid) com resolução de 640x480 e áudio em MP3.
4. Comissão Julgadora
Carlos Hagg (Revista Pesquisa Fapesp - Brasil) , Diego Golombeck (CONICET – Argentina) , Eduardo Galembeck (UNICAMP- Brasil), Fernando Tacca (UNICAMP - Brasil), Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP - Brasil), Iara Lis Schiavinatto (UNICAMP - Brasil), Ildeu Moreira (MCT - Brasil), Isabel Landim (USP - Brasil), Joaquin Fargas (presidente da RedPop - Argentina), Lilia Schwarcz (USP - Brasil), Marcelo Firer (Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP - Brasil), Marcelo Tass (Brasil), Marta Ares (Argentina), Samuel Rocha (UNICAMP - Brasil), Silvia Figueroa (UNICAMP- Brasil), Maurício Kleinke (UNICAMP - Brasil), Sérgio Brandão (Ver Ciências - Brasil), Marcelo Knobel (UNICAMP - Brasil), Sílvia Figueroa (UNICAMP - Brasil), Antonio Carlos Amorim (UNICAMP - Brasil).
5. Comissão Organizadora
Adriana V. Rossi, André Garcia, Camilla Delmondes, Cristina Meneguello, Gilberto Alexandre Sobrinho, Iara Schiavinatto, Marcelo Firer, Ma. Aparecida C. de Godoy, Miriam C. C. de Oliveira, Ma. Amélia Jannini, Samuel O. Rocha.
6. Premiação
Será outorgado um prêmio em cada uma das categorias (jovem e adulto) e em cada uma das áreas do conhecimento, num total de 6 prêmios.
Cada um destes trabalhos receberá um estímulo financeiro no valor de US$ 500.
O prêmio garante a exibição dos vídeos nos seguintes canais:
• Revista Pesquisa Fapesp
• 17º Mostra Ver Ciências
• Página do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.
A organização do Concurso está empenhada com a formação e consolidação de uma rede de meios de divulgação dos vídeos selecionados nesta primeira mostra e em suas edições futuras.
A organização do concurso assume a responsabilidade de legendar cada um destes vídeos em todas as línguas oficiais. Estes vídeos serão disponibilizados para exibição em todas as instituições associadas a RedPop.
A Comissão Julgadora poderá outorgar, a seu critério, prêmios e distinções adicionais, podendo incluir nas mostras nos veículos acima referidos, a seu critério e de acordo com a aceitação dos veículos.
7. Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente através do gerenciador de inscrições https://www.conftool.net/redpop2011/
Podem ser inscritos apenas vídeos com duração de 60 a 120 segundos. Todos os vídeos devem abordar o tema proposto: Transformação.
7.1. Condições e procedimentos gerais de inscrição
Cada interessado pode inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário pagar taxa de inscrição para cada um deles.
Cada obra deve ser inscrita em uma e apenas uma categoria e em uma e apenas uma área de conhecimento.
O trabalho pode ser realizado em equipe ou individualmente, havendo, no entanto, apenas um responsável pela equipe, no que se refere a todos os trâmites intelectuais, legais e administrativos do concurso.
No gerenciador de inscrições, você pode preencher/submeter:
A) Registro no evento com os seus dados (online)
B) Submissão de vídeo com os seguintes itens:
• Resumo e link do Vídeo conforme especificações determinadas na seção 5. O vídeo deverá ser postado no Youtube e indicado apenas o link do mesmo.
• Ficha técnica do vídeo (online)
• Declaração de posse e cessão de direitos (deve ser preenchida, assinada, escaneada e carregada em formato pdf no formulário de inscrição do vídeo). Caso o autor principal não seja civilmente emancipado, a ficha deve ser assinada também por seu responsável legal.
Observação: Para os vídeos selecionados para a Mostra em 30 de Maio de 2011 a ser realizada durante a XI Reunião Bienal da RedPop serão exigidas cópias de documentos comprobatórios de identidade e original assinado de todos os documentos relativos aos direitos do vídeo. Nesta ocasião também será solicitada cópia do vídeo na melhor qualidade disponível pelos autores.
7.2. Taxa de inscrição
A taxa de inscrição para cada vídeo enviado é de 10 dólares norte-americanos ou seu valor correspondente em Reais, a ser pago exclusivamente através de meios eletrônicos disponibilizados através da página de inscrição. Se um autor desejar inscrever mais de uma obra, deverá pagar tantas taxas quanto forem as obras.
8. Dúvidas
Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente através de e-mail: redpop11@gmail.com e as respostas serão disponibilizadas exclusivamente na página de respostas.
9. Critérios de Avaliação
As reuniões da Comissão Julgadora serão privadas, sendo vedado o acesso a pessoas estranhas ao processo de julgamento.
As decisões da Comissão Julgadora relativas aos méritos dos projetos são irrecorríveis.
São critérios básicos de julgamento:
• Cumprir a duração estipulada de 1 a 2 minutos (critério exclusivamente eliminatório).
• Problematizar coerentemente e com pertinência o tema Transformação na área de conhecimento indicada.
• Relevância e ineditismo da abordagem feita no interior do tema Transformação.
• Domínio e criatividade na linguagem audiovisual.
• Pertinência, coerência e correção dos argumentos científicos.
• Objetividade, clareza, contribuição à difusão científica em razão de seu significado entre outros critérios de ordem cientifica, técnica e cultural.
• Pertinência do tema e da área de conhecimento indicada.
10. Calendário
Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 10 de março de 2011
Prazo para inscrição completa incluindo todos os documentos necessários e filmes: 20 de março de 2011
Publicação da lista dos vídeos finalistas para Mostra durante a reunião Bienal da REDPOP: 10 de maio de 2011
Envio de documentos originais dos finalistas: 25 de maio de 2011
Divulgação dos Resultados Finais e Cerimônia de Premiação: 30 de maio de 2011, durante a Redpop 2011
11. Observações Finais
A Comissão Organizadora poderá exigir (para avaliação do vídeo) certificados de aprovação de Comitê de Ética, nos casos em que achar necessário.
Não caberá qualquer tipo de recurso quanto à avaliação dos trabalhos pelo Júri. O Júri não precisará emitir parecer público sobre as obras e se o fizer será por mera liberalidade.
Atitudes consideradas desabonadoras ou com intenção de fraude, seja na elaboração das fichas técnicas, uso indevido de material áudio-visual e ou textual poderão levar a eliminação da inscrição.
Casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Expo Découverte Science [et] Fiction: Aventures Croisées > 21 Oct - 3 Juillet 2011
"On peut définir la science-fiction comme la branche de la littérature qui se soucie des réponses de l’être humain aux progrès de la science et de la technologie."
Isaac Asimov, extrait de la préface de David Starr, justicier de l’espace (1954), Ed.Lefrancq, 1993.
Quand la science rencontre la fiction
L’exposition montre la richesse du dialogue entre sciences et science-fiction et leurs influences réciproques. Elle vous propose une balade dans l’une des plus grandes collections d’Europe d’objets originaux ayant servi aux tournages de films cultes de la SF et dans la collection d’ouvrages anciens et de manuscrits de SF de la Bibliothèque nationale de France.
Sur deux niveaux, Traverser l’espace et le temps et Imaginer d’autres sociétés, vous serez immergés dans toute la diversité de la SF : extraits de films, livres, BD, mangas ainsi que multimédias ludiques et films d’animations pour expliquer des notions scientifiques ou faire le point sur les technologies actuelles.
http://www.cite-sciences.fr/francais/ala_cite/expositions/science-et-fiction/accueil
Isaac Asimov, extrait de la préface de David Starr, justicier de l’espace (1954), Ed.Lefrancq, 1993.
Quand la science rencontre la fiction
L’exposition montre la richesse du dialogue entre sciences et science-fiction et leurs influences réciproques. Elle vous propose une balade dans l’une des plus grandes collections d’Europe d’objets originaux ayant servi aux tournages de films cultes de la SF et dans la collection d’ouvrages anciens et de manuscrits de SF de la Bibliothèque nationale de France.
Sur deux niveaux, Traverser l’espace et le temps et Imaginer d’autres sociétés, vous serez immergés dans toute la diversité de la SF : extraits de films, livres, BD, mangas ainsi que multimédias ludiques et films d’animations pour expliquer des notions scientifiques ou faire le point sur les technologies actuelles.
http://www.cite-sciences.fr/francais/ala_cite/expositions/science-et-fiction/accueil
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